sábado, 26 de setembro de 2015

Trabalho 1

O 1º trabalho que vos proponho é o seguinte:
A - ver o seguinte vídeo [http://ed.ted.com/lessons/four-sisters-in-ancient-rome-ray-laurence#_=_] (atenção às legendas, devem estar em Português);
B - se quiserem, podem rever o vídeo a que assistimos hoje na aula [http://ed.ted.com/lessons/a-glimpse-of-teenage-life-in-ancient-rome-ray-laurence] (atenção às legendas, devem estar em Português);
C - fazer um breve comentário acerca do vídeo «Quatro irmãs na Roma Antiga».


Comentário de um texto - procedimentos:
  • Resumo do conteúdo do texto
    • identificação dos problemas tratados
    • enquadramento teórico/histórico/temático/estético
    • notação da relação estabelecida com outros problemas/temas
  • Avaliação da pertinência e do rigor do dito e - no caso do texto literário - da beleza do dizer.
__________________________________________________________________________________________

Depois de ver o vídeo sobre a vida das mulheres de Roma,podemos saber alguns aspectos da vida delas.
Primeiro,no lugar social,as fêmeas romanas são mais como a riqueza personal dos homens.As principais funções sociais das mulheres são domésticos e descendentes, elas não foram permitido aparecer em muitas ocasiões importante,por exemplo o Tribunal e no Fórum .Essas mulheres foram noivado por volta de 10 anos e daram à luz menos de 15 anos e também como uma ”assistente” dos seus esposos trabalhava na fiação ou os outros trabalhos domésticos. Entretanto as fêmeas ainda podia ser a virgem vestal que pode ajuda-las, de alguma forma têm mesmo direito com os homens.
No entanto,as mulheres de Roma viviam uma vida melhor do que outras.Ao contrário das mulheres na Grécia,elas saiam de casa e passear pela cidade até irem banhos(mas tinham de ir de manhã a evitar os homens ). Em Roma ainda existia as construçao que fui nomeado pelo nome duma mulher.
No final,posso apesar da vida das mulheres de Roma não é muito certamente,concluio-me que a vida delas é mais concentrar na família e tinham algumas atividades sociais às vezes.
Wu Chunyu

Comentário interessante.
Apanhou bem os aspetos mais relevantes do pequeno filme. Atenção às discordâncias de tempo e de género.
Carlos Medeiros
__________________________________________________________________________________________

Antigamente , os homems tenham o direito de desfrutar da vida , ao contrário as mulheres eram consideradas a escravatura .
Elas tenham muitos filhos e assumiam a responsabilidade de cuidar dos filhos, além disso elas eram maltratadas pelos homems. Tudo isso é a consequêcia da regime de escravatura.
Sun Guiming

Comentário talvez demasiado simples.
Assim não conseguimos sequer perceber se visualizou o vídeo na totalidade. Atenção aos erros ortográficos.
Carlos Medeiros
__________________________________________________________________________________________


Este filme presenta a vida dos romanos antigos. Aquelas mulheres não tinham o estatuto na sociedade , não tinham voz e não podiam ter educação. Tudo o que foi escrito pelos romanos e que temos hoje, foi escrito por homens. Isto faz com que a reconstituição das vidas das mulheres seja difícil.
As mulhas e as menias tinham que trabalhar muito cedo. Onde elas não tinham lugar, é no sítio estão os homens: no Fórum, no Tribunal e na Casa do Senado. O lugar delas em público foi nos póriticos com jardins com esculturas e com caminhos por onde passear. Elas casaram e tiveram as crianças muito cedo,e uma família tinha muitos filhos e filhas. 


Os principais grupos sociais que se construíram em Roma eram os patrícios, os clientes, os plebeus e os escravos.
Patrícios eram grandes proprietários de terras, rebanhos e escravos. Desfrutavam de direitos políticos e podiam desempenhar altas funções públicas no exército, na religião, na justiça ou na administração. Eram os cidadãos romanos.
Clientes eram homens livres que se associavam aos patrícios, prestando-lhes diversos serviços pessoais em troca de auxílio econômico e proteção social.
Plebeus eram homens e mulheres livres que se dedicavam ao comércio, ao artesanato e aos trabalhos agrícolas. 
Escravos representavam uma propriedade, assim o senhor tinha o direito de castigá-los, de vendê-los ou de alugar seus serviços.
Em algumas sociedades, desde os tempos mais remotos, os escravos eram legalmente definidos como uma mercadoria. Os preços variavam conforme as condições físicas, habilidades profissionais, a idade, a procedência e o destino.
O dono ou comerciante pode comprar, vender, dar ou trocar por uma dívida, sem que o escravo possa exercer qualquer direito e objeção pessoal ou legal, mas isso não é regra. 
Os escravos viviam no nível mais baixo da sociedade e não tinham liberdade. Os donos deles foram muito cruel e davam-lhes muitos trabalhos.
Eu não gosto do sistema social feudal, e acho que as pessoas são iguais. Nós temmos que ter liberdade e igualdade. As mulheres também podem trabalhar na comunidade e têm o direito de ter uma boa educação.
Yan Zheng

Comentário interessante e bem escrito.
Mas acho que não relevou os aspetos mais relevantes do pequeno filme, nomeadamente a situação das mulheres na Roma antiga. O filme parece ser sobre os escravos e não sobre as  mulheres. Atenção a alguns erros e às discordâncias de tempo.

Carlos Medeiros
__________________________________________________________________________________________

É diferente com os rapazes, a ênfase das raparigas na Roma é estudar a fição e outras capacidades para darem os serviços para os homens. O estudo dos rapazes foram bem planado todo os dias ,eles estudam o direito, o tiroteio e outros projectos. O pai dele é muito estreito .Eu acho que a vida dos adolescentes Romano é muito ocupada e rigorosa.A social Romana estava bem na ordem.E o estauto da mulher era baixo.  
Huang Chun

Comentário demasiado sintético.
Embora faça um bom sumário sobre a situação das mulheres na Roma antiga, a verdade é que acaba por não dar exemplos que sustentem a sua opinião. Atenção a alguns erros ortográficos e gramaticais.
Carlos Medeiros
__________________________________________________________________________________________

As mulheres tiveram classes socials obviamente mais baixos do gue os homens. Elas serviram–se aos homens e as suas famílias e não tiveram o acesso à educação,política e o direito de escolher. Messo assim,essas irmães foram melhores do gue os comuns e escravos.
Para os homens na época romana,eles tiveram mais liberdade do gue as mulheres.Contudo,a liberdade ainda foi limitada.Eles foram expectados trabalharem na área de militar.
Li Qirong

Comentário demasiado simples.
Embora faça um bom sumário sobre a situação das mulheres na Roma antiga, não sustenta as suas afirmações. Atenção a alguns erros ortográficos e gramaticais.
Carlos Medeiros
__________________________________________________________________________________________

Depois de ver este vídeo, como uma mulher moderna, é difícil imaginar que existia uma comunidade em que as mulheres não tinham nada direito. 
Nessa altura, os homens tinham todo o direito, por exemplo, todo o que foi escrito pelos romanos e que temos hoje foi escrito por homens, é uma das razões que as mulheres tinham de obeceder às regras.
Os homens eram quem que decidir, que receber, que controlar todo, as mulheres viviam no abaixíssimo de comunidade. 
Existia também a escravatura, mesmo que fosse um erro pequenino, os escravos iriam sofrir o castigo corporal muito cruel.
Se tinha muito dinheiro e era um homem, levaria-se uma vida de respeito.
Liu Jinyan

Comentário muito interessante.
Afinal até sabe fazer bem os comentários. Apanhou bem os aspetos principais do pequeno filme e conseguiu explicá-los e deu a sua opinião. muito bem. Atenção aos erros ortográficos e às discordâncias de tempo.
Carlos Medeiros 
__________________________________________________________________________________________

Em geral, na Roma Antiga, os homens e as mulheres são desiguais, as mulheres vivem com pouca liberdade e igualdade.
As filhas faltam importância em casa em comparação com os filhos, o filho tem o nome complexo que pertence a ele próprio, mas as filhas têm nomes iguais. A individualidade das filhas não é respeitada pelo pai.
As mulheres têm de estudar fazer bordado desde eram crianças. 
Em contrário com as mulheres da Grécia, as mulheres na Roma Antiga podem sair de casa e passear pela cidade, embora os sítios públicos que podem ir são limitados. Elas não têm estatutos, elas não podem ir aos tribunais e o parlamento etc. Só podem ir para jardins, galerias ou ficar ao lado de estátuas.
As mulheres não têm liberdade de escolher os seus maridos, o pai é o lider duma família, e ele tem direito de escolher maridos para suas filhas. Normalmente elas casam quando eram muito jovens, e é muito perigoso terem filhos com esta idade.
Yan Peizheng

Comentário muito interessante.
Apanhou bem os aspetos principais do pequeno filme e conseguiu explicá-los e deu a sua opinião. Ótimo. Atenção a alguns erros gramaticais.
Carlos Medeiros 
__________________________________________________________________________________________

Já sabia deste video  alguns actividades humanos no Roma no passado.
O primeiro, o pai não tinha muito atenção para os nomes das suas filhas. Em vez que todas três filhas com o mesmo nome motia . Acho que aquela vida que chamava as três filhas por o mesmo nome deve ser muito interessante.E tambén já conheci que durante o período daquela existia um classificação de consciência. Porque ele vai fazer a pena aplicada com quem fazia de erro.
No geral,este video é interessante,gosto.
Dong Xuehan


Comentário talvez demasiado simples.
Assim não conseguimos sequer perceber se visualizou o vídeo na totalidade. Atenção aos erros gramaticais.
Carlos Medeiros
__________________________________________________________________________________________

Mulheres não compartilharam nenhum igualdade com o homem na Roma antiga. através das vidas de mulher livre-nascido na Roma antiga, podemos saber como patriarcal da sociedade manipularam mulheres: limitado o seu poder, suavizado a sua educação, criou inúmeras regras para as mulheres a obedecer. Podemos olhar para trás com o tempo de Roma e comparar sua sociedade com os nossos mais modernos, e é interessante saber como as coisas funcionam de forma diferente ou do mesmo modo o passado eo presente.
Yu Xiao Tong

Este texto, sim, já é um comentário do filme. Atenção no entanto aos erros gramaticais e às frase confusas, caso, por exemplo, desta: Mulheres não compartilharam nenhum igualdade com o homem na Roma antiga, fica melhor assim: As mulheres na Roma Antiga não tinham os mesmos direitos que os homens.
Carlos Medeiros

Sem comentários:

Enviar um comentário