segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Trabalho 3

O 3º trabalho proposto é o seguinte:
  1. Rever o vídeo, se quiserem, A Bela Adormecida [https://www.youtube.com/watch?v=7zdhYMSMBGQ];
  2. Encontrar, escolher um Conto de Fadas de Charles Perrault (podem encontrar aqui alguns desses contos - http://nonio.eses.pt/contos/perrault.htm) e fazer uma apresentação resumida do conto escolhido;
  3. Data de entrega: 25 de outubro de 2015.
_________________________________________________________________________________

A Bela Adormecida 
A Bela Adormecida é um clássico Conto de Fadas de Charles Perrault. Naquele grande reino nasceu uma princesa. Para o baptizado foram convidadas três fadas madrinhas: FLORA, FAUNA e PRIMAVERA, presenteando a criança com dádivas como a beleza, a inteligência, a bondade, etc.. Mas uma  feiticeira do reino que fora negligenciada,  lançou-lhe como vingança uma maldição, cujo resultado seria a morte pelo picar do dedo num fuso, quando a princesa atingisse a idade adulta. 
Ainda restava o presente da fada. Assim sendo, esta suavizou o feitiço, transformando o maldição malvada num sono profundo , até ao dia em que seria despertada por um beijo proveniente de um amor verdadeiro.
A princesa vivia com as três fadas, até que tinha 16 anos e voltou para castrlo. Um dia descobriu uma sala, onde encontrou uma velha a fiar. Curiosa com o fuso pediu-lhe para a deixar fiar, picando-se nesse mesmo instante. Sentiu o grande sono que lhe foi destinado e, ao adormecer. 
Um dia, um belo príncipe viu o castelo e resolveu entrar. Quando encontrou Aurora, o príncipe, maravilhado com tanta beleza e com o ar bondoso dela, beijou-a com todo o amor. O feitiço desfez-se! 
Aurora acordou. O príncipe pediu Aurora em casamento. Foi o maior casamento de todos os tempos, e foram muito felizes para sempre.
ZHENG YAN


Texto interessante, bem desenvolvido e com boa capacidade de síntese. Alguns erros gramaticais (por exemplo, na frase Sentiu  o grande sono que lhe foi destinado e, ao adormecer. falta a conclusão) e ortográficos (se utilizarem o corretor ortográfico, identificam os erros e podem corrigi-los) e de concordância de género (transformando o maldição malvada não, transformando a maldição malvada sim).
Carlos Medeiros

Chapeu vermelho
Era uma vez, havia uma menina muito bonita, que tinha uma avó muito simpática. Avó dela sempre dava-lhe o que ela quisesse, um dia avó deu-lhe um chapeu vermalho e a menina usava-lo todos os dias gostando muito. 
Um dia, a mãe da menina fez alguns bolos e disse a menina que fosse entregá-los a avó e deixou ela ter cuidado com lobos.
Quando ela estava ao caminho da casa de avó, encontrou com um lobo e o lobo perguntou-lhe o que ia fazer e onde ia. A menina disse que ia entregar bolos para avó, o lobo continuou a perguntar a morada de avó, o lobo queria comer bolos e pansou que a menina também era muito saborosa, por isso, o lobo perseguiu a menina até a casa de avó, finalmente, o lobo matou e comeu a menina e avó.
Um caçador matou o bolo descubrindo isso tudo e a menina foi tirada da barriga do bolo pelo caçador, felizmente, ela ainda estava vivindo.
SUN GUIMING

Texto interessante, Sun, melhor que o anterior e refletindo um esforço de trabalho muito positivo. Gostei também da sua apresentação na aula. Alguns erros gramaticais (por exemplo, a frase Avó dela sempre dava-lhe está incorreta, poderia ficar A sua avó dava-lhe sempre) e ortográficos (se utilizarem o corretor ortográfico, identificam os erros e podem corrigi-los) e por distração (Um caçador matou o bolo não, Um caçador matou o lobo sim).
Carlos Medeiros


CINDERELA
A Cinderela vivia inicialmente numa família muito feliz, mas, a sua mãe morreu por causa de doença. O seu pai casou com uma nobre viúva, que tinha duas filhas. Quando o pai não estava em casa, a Cinderela foi mal tratada pela nova “família”, depois da morta do seu pai, ela tornou-se a criada e morava no sótão de casa . Embora fosse perseguida, mantinha uma coração pura, tratava bem os animais.
Até um dia, o rei organizou um baile para que o príncipe escolhesse a sua esposa, todas as meninas no reino poderam participar. A madrasta não quis que a Cinderela fosse lá, porque ela era tão bonita, as suas duas filhas não teria a oportunidade de ser a escolha do períncipe se fosse lá a Cinderela. As novas familiares usaram toda a maneira para impedir a Cinderela ir ao baile. A Cinderela ficou muito triste a ver as pessoas más saíram de casa para o baile. Foi precisamente neste momento, apareceu a fada-madrinha dela, e ajudou-lhe criar magicamente um vestido lindo e um conjunto de equipamento luxo, e avisou que a menina tinha que voltar antes de meia-noite, senão, a equipa voltariam a ser os animais.
Foi evidentemente que o príncipe ficou apaixado pela menina, mas a Cinderela foi-se embora sem deixar o nome. Apenas caiu sem querer um dos sapatos de cristal. o príncipe encontrou-a através do sapato. Deste então, eles viviam juntos uma vida cheia da felicidade!
LIU JINYAN

Texto interessante, LIU, bem escrito e agradável de ler. Alguns erros gramaticais (por exemplo, a frase e avisou que a menina tinha que voltar antes de meia-noite, senão, a equipa voltariam a ser os animais. está incorreta, poderia ficar mas avisou que a menina tinha que voltar antes de meia-noite, senão, o encantamento desapareceria e todos voltariam ao seu estado normal.) e ortográficos (se utilizarem o corretor ortográfico, identificam os erros e podem corrigi-los) e de concordância de género (por exemplo, mantinha uma coração pura não, mantinha um coração puro sim).
Carlos Medeiros

A bela adormecida
A bela adormecida é um conto sobre a princessa.O rei e a rainha criaram uma princessa e convocaram uma festa para celebrar o nascimento da filha deles.À cerimónia,a princessa foi enfeitiçada pela feiticeira maléfica quem não tem sido convidada para cair num sono profundo.Quando a pricessa tive 15 anos, realizando a adivinhação e ela caiu num sono.Até um dia , um príncipe chegou ao castelo e viu a princessa,foi encantado que ele dou-lhe um beijo e lhe despertou.O príncipe é o amor verdadeiro da princessa.Finalmente eles viveram juntos com felicidade.
HUANG CHUN

Texto que consegue resumir o conto mas que acaba por ser demasiado sintético. Alguns erros gramaticais (por exemplo, a frase À cerimónia,a princessa foi enfeitiçada pela feiticeira maléfica quem não tem sido convidada para cair num sono profundo. está incorreta, poderia ficar Durante a cerimónia,a princesa foi enfeitiçada pela feiticeira maléfica que não tinha sido convidada e caiu num sono profundo) e ortográficos (se utilizarem o corretor ortográfico, identificam os erros e podem corrigi-los).
Carlos Medeiros

O gato das botas
Este conto é bastante interessante, conta a história sobre um gato inteligente ajudou seu amo a sair da pobreza e casar com uma princesa.
Um moleiro deixou sua herança aos três filhos quando morreu, mas o filho mais novo só recebeu um gato. O gato pediu um saco e um par de botas do seu amo. O gato passou os espinhos para a florest para caçar, e ofereceu ao rei algumas peças de caça em nome do seu amo, o “Marquês de Carabás”. O gato também pediu os camponeses a disseram ao rei que o campo pertencia ao Marquês de Carabás. Depois, o gato usou a sua inteligência e coragem para derrotar um gigante, o belo castelo do gigante tornou ao Marquês de Carabás no final. Finalmente, o rei aprovou a riqueza do Marquês de Carabás e permitiu a princesa casar com ele.
O conto inspira-nos quando encontrar dificuldades e desafios, não ficar com medo, usar inteligência e coragem para superá-los.
PHEIZENG YAN

Texto interessante e bem escrito. Mistura o conto com opiniões pessoais e consegue no final indicar qual a razão de ser dos contos de fadas. Alguns erros gramaticais (por exemplo, a frase O gato também pediu os camponeses a disseram ao rei que o campo pertencia ao Marquês de Carabás. está incorreta, poderia ficar O gato também pediu aos camponeses para dizerem ao rei que o campo pertencia ao Marquês de Carabás.).
Carlos Medeiros

Cinderela
A Cinderela nasceu numa família muita rica,a mãe dela faleceu quando deu à luz a Cindelera e o pai dela quem era um comerciante rico casou com uma mulher malvada.Depois do falecimento do pai,a Cinderela passou a viver com sua madrasta ,junto de suas duas filhas que tinham inveja da beleza de Cinderela e transformaram-na em uma serviçal.
Um dia, o anúncio foi publicado,o rei realizaria um baile para que o príncipe escolha sua esposa dentre todas as rapariga do reino.Sabendo a beleza da Cinderela,a madrasta não permitiu ela ir porque ela não tinha um vestido apropriado para essa ocasião. Felizmente,pelas as ajudas de amigos da floresta, a Cinderela costurou um vestido bonida. Porém, para evitar a Cinderela atrair o príncipe, sendo assim, a madrasta e as filhas rasgaram o vestido.Fizeram isso da última hora, para impedir que a Cinderela tivesse tempo para costurar outro.
Com muitas tristeza, a Cinderela rezou no seu quarto no sótão e ficou à janela, olhando para o Castelo na colina. As suas orações tucou sua Fada-madrinha quem confortou ela e criou um vestido lindíssimo pela sua mágica. Também surgiu uma linda carruagem e os amiguinhos da floresta foram transformados em humanos, cocheiro e ajudantes de Cinderela. 
Antes de sair, a Fada-madrinha lhe deu um aviso: ela deveria chegar antes da meia-noite, ou toda a mágica iria se desfazer aos olhos de todos.
O príncipe apaixonava-se por a Cinderela desde chegado dela .Toda a noite,o príncipe e a Cinderela dançava e dançava,mas quando o toque da meia-noite soou, recordando do aviso da Fada-madrinha,a Cinderela tinha de sair.Ela saiu ansiosamente,por isso, deixou um dos seus sapatinhos de cristal na escadaria.
Alguns dias apesar de baile,o príncipe começou a procurar a rapariga nessa noite.Muitas raparigas tentava vestir esse sapatinho cristal,incluindo as dois filhas da madrasta da Cinderela,mas nínguem estava com sucesso. Antes da saída da casa da Cinderela,o prícipe notou que havia uma rapariga na janela do sótão.Ele comendou a Cindererla vestir esse sapatinho cristal, encontrava contentemente esta rapariga era a possuidor do esse sapatinho quem ele tinha procurado.
No final da esta história,a Cinderela casou com o príncipe,elas viviam uma vida feliz.
WU CHUNYU

Texto interessante, WU, e bem escrito. Os erros menores que tem decorrem da sua tentativa de escrever sem utilizar textos de base. Muito bem. Alguns erros gramaticais (por exemplo, a frase Um dia, o anúncio foi publicado,o rei realizaria um baile para que o príncipe escolha sua esposa dentre todas as rapariga do reino. está incorreta, poderia ficar Um dia, foi publicado um anúncio em que o rei organizava um baile para que o príncipe escolhesse a sua futura esposa entre todas as rapariga do reino.) e ortográficos (se utilizarem o corretor ortográfico, identificam os erros e podem corrigi-los) e de concordância de género (por exemplo, Toda a noite,o príncipe e a Cinderela dançava e dançava não, Toda a noite,o príncipe e a Cinderela dançavam e dançavam sim).
Carlos Medeiros


A bela adormecida
Este conto de fadas apresentou principalmente: No festa de celebracao de nascimento da filha do rei,uam buxa zangado enfeitiçou a princesa para criar num sono profundo por causa de nao ser convidade , até que no algum dia um príncipe apareceu e lhe dou o beijo  provindo de um amor verdadeiro.
Acho que o part mais atrativo  é o momento que tudo mundo e a princesa adormecia depois do beijo do príncipe corajoso.E este conto  também critica o  maléfica feiticeira ,alertando as pessoas devem ter um coração amável.
DONG XUEHAN

Texto que consegue resumir o conto mas que acaba por ser excessivamente sintético. Gosto do comentário final. Há muito erros gramaticais (por exemplo, a frase ... até que no algum dia um príncipe apareceu e lhe dou o beijo  provindo de um amor verdadeiro. está incorreta, poderia ficar até que algum dia um príncipe aparece e lhe der um beijo mas que seja de um amor verdadeiro.), ortográficos (se utilizarem o corretor ortográfico, identificam os erros e podem corrigi-los) e de concordância de género (por exemplo, Toda a noite,o príncipe e a Cinderela dançava e dançava não, Toda a noite,o príncipe e a Cinderela dançavam e dançavam sim).
Carlos Medeiros

Barba Azul
Era uma vez, na feira de terra de França, vivia um senhor muito poderoso, dono de propriedades, fazendas e um grande esplêndido castelo, e seu nome era Barba Azul. Este não era o seu verdadeiro nome, era um apelido, devido ao fato de que ele tinha uma barba negra desgrenhada longo com reflexos de azul na mesma. Ele era muito bonito e charmoso, mas também era muito solitário.
Havia inúmeros quartos em sua grande castelo, cada um deles estavam cheios de jóias, ouro e livros, até mesmo as chaves dos quartos eram feitos de ouro. Mas havia apenas um quarto, ao contrário de outros quartos, com a porta de madeira simples e uma pequena chave preta. Este quarto era onde Barba Azul colocava seu lado negro, sua fraqueza, seu medo, sua fragilidade, seu ódio ... tudo o que ele não queria mostrar a ninguém, mas o realmente o amava. Sua alma gêmea. O seu anjo. Ele desejou um dia alguém iria confiar nele e aceitar cada parte dele mesmo a parte mais hediondo.
Barba Azul muitas vezes fui para a guerra, e quando o fez, ele deixou sua esposa no comando do castelo. Ele teve muita esposas, todos jovens, bonitas e nobres. Como má sorte teria ele, um após o outro, todos tinham quebrado a regra. Eles não tinham ouvi-lo para não abrir aquela porta.
“Eles não confiaram em mim.” ele pensou, com o coração quebrado. “E depois de ter visto o que atrás daquela porta, eles tiveram medo de mim. Eles me odiavam por causa do meu lado escuro. Ninguém teve a paciência e a coragem de me amar. Assim que eu matei todos eles, e enterrou-os com os meus segredos obscuros.”
Um dia ele se apaixonava por uma rapariga bonita e doce, ele se casava com ela imediatamente e eles viviam felizes juntos por um longo tempo. Ele pensava que talvez ela era o único que iria amá-lo para sempre, até que a morte fez-los separados.
E aqui chegava o dia. O dia Barba Azul decidia testar sua amada esposa. Ele dava as chaves para ela e lhe dizia que não abrir aquela porta. 'Ou agradar ainda me ama mesmo depois de ver o que atrás da porta. "Barba Azul gritava em sua mente. Depois, ele retirava-se para a guerra.
Quando ele voltava, ele percebia a repulsa e o medo nos olhos da sua esposa. ele estava tão desesperado que ele desistia de toda esperança, e deixava que o irmão de sua mulher o matava.
YU XIAO TONG

Texto interessante, YU, mas um confuso. Não se consegue seguir bem a sequência dos acontecimentos, por exemplo, o penúltimo e o antepenúltimo parágrafos parecem fora de sítio... Muitos erros gramaticais (por exemplo, a frase Assim que eu matei todos eles, e enterrou-os com os meus segredos obscuros. está incorreta, poderia ficar Assim eu matei-os a todos e enterrei-os com os meus segredos obscuros) e ortográficos (se utilizarem o corretor ortográfico, identificam os erros e podem corrigi-los).

Carlos Medeiros

Sem comentários:

Enviar um comentário