segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Trabalho 2 [A Rota da Seda: A primeira "world wide web" da História]


O trabalho proposto é o seguinte:
  • Faça um breve comentário sobre o filme «A Rota da Seda: A primeira "world wide web" da História»
  • Tenha em atenção que a indicação das fontes utilizadas é obrigatória e que as fontes servem para ser estudadas, não para serem copiadas. 
Data de correção: 2 de novembro de 2016.

Correção (Legenda da correção: vermelho (errado); verde (correção proposta); azul (comentário do professor):

A velocidade e o volume com que mercadorias e informações se deslocam no mundo de hoje não tem percedente [precedente] na história. Mas as trocas globais são mais antigas do que pensamos, datam de há mais de 2000 anos, conhecida como a Rota da Seda.
Na verdade, a Rota da Seda não era uma simples estrada, mas uma rede de múltipas [múltiplas] rodas [rotas] que surgiram gradualmente ao longo do [dos] séculos, lingando [ligando] diversos entrepostos entre si, um por um. As rodas orientais e ocidentais foram-se lingando [ligando] gradualmente, num sistema integrado espalhado pela Eurásia, permitindo uma traca [troca] cultural e comercial.
A procura de mercadorias exóticas e estrangeiras, e os lucros que proporcionaram, mantiveram intactas as rotas da Roda da Seta. Juntamente com as mercadorias, estas rodas [rotastamnbém [também] permitiram o movimento de tradições, inovações, ideologias e línguas.
Hoje em dia, a interligação global modela as nossas vidas como nunca. Nada disso teria side [sido] possível sem as culturas pioneiras, cujo [cujos] esforços criaram a Rota de Seda: a primeira rede a nível mundial da história.
QIPENG XIA (Nuno)

Bom trabalho, Nuno. O filme foi bem percebido e como tal a descrição do mesmo está muito bem feita. Atenção aos erros ortográficos.
Carlos Medeiros

Como todos os nós sabemos, depois da primeira “World wide web” da história, todos os paízes [países] do mundo começaram a comunicação da informação, ou seja, começou [começaram] [em português, tenta-se sempre não repetir a mesma palavra] a globalização.
É claro que a globalização produze [produz] o impacto na vida do homem. Por exemplo, os portugueses podem vestir as calças que foram feitas na China, as audiência inglesas podem assistir as programas de televisão americana, etc.
Todavia, na minha opinião, existe vantagens e desvantagens da globalização. Por um lado, as pessoas comunicam as culturas, as informações e as tecnologias diversificadas durante todo o tempo, nínguem [ninguém] pode parar, mas o resultado deste comunicação, quer seja bom quer seja má, consegue contribuir para o desenvolvimento mundial. Por outro lado, existe globalização, também existe competição entre  paíz [país] e paíz [país] que deixa-lhes ficar desacordos [o que pode criar problemas entre eles].
Nesta altura, é um mundo da globalização. Se nós obtamos [obtivermos] bem as informacões [informações] exóticas [aqui faz mais sentido escrever estrangeiras], comuniquemos [comunicamos] bem com as pessoas estrangeiras, aproveitemos [aproveitamos] bem os recursos e podemos ampliar os nossos horizotens [horizontes].
YIXUAN HONG (Vitória)

Bom trabalho, Vitória. O filme foi bem percebido e o comentário é interessante. Atenção aos erros ortográficos e gramaticais.
Carlos Medeiros

Dois mil anos atrás, a rota da seda começou a mudar todo o mundo. Como a mágica interessante [Como uma interessante magia], as pessoas se conhecem sem a influência da geográfica [geografia] em todo o mundo. A rota da seda conecta [é melhor utilizar «liga» do que conecta] o comércio, económico [economia] e cultura por produto e guerra. As pessoas vivem na terra [Terra] [quando nos referimos ao planeta, Terra deve ser escrito com inicial maiúscula] como uma aldeia grande. É certeza que a terra é muito grande, mas a comparência [é melhor utilizar «existência» do que comparência]de internet [Internet] que é a [uma] coisa mágica, muda todo o mundo. Por isso, o desenvolvimento da globalização está a acelerar. No presente, o processo da globalização é muito importante. O processo da globalização é um fenómeno que muda a vida, altera hábitos e costumes.
Portanto, a influência da globalização é uma faca de dois gumes que tem as vantagens e desvantagens. Por um lado,o desenvolvimento do económico da mercancia [comércio] resulta a transmitir [desenvolve] a linguagem, o pensamento e civilizar [a civilização]. Ao mesmo tempo mais comércios internacionais e empresas transacionais [transnacionais] estão a alargar. Por isso, o [a] produção cultural e a inovação cultural também estão a aumentar. Por outro lado, influencia a diversidade cultural. Mais cultura antiga está a desaparecer. E o fosso entre ricos e pobres é maior.
Although [Embora] há [haja] algumas problemas da globalização, é sorte que nós vivemos nesta época. Podemos [Podemo-nos] desenvolver melhor por [via da] globalização
ZHAO YAQIAN (Andreia)

Bom trabalho, Andreia. Percebeu bem o vídeo e como tal os seus comentários são interessantes e refletem pensamento crítico sobre o que foi observado. Atenção a erros gramaticais e ortográficos.
Carlos Medeiros

Hoje em dia, a vida é tão cómoda que conseguimos comprar coisas dos outros países, viajar ao [a] qualquer sítio e saber [conhecer] quase todos os eventos que passem [se passam] no mundo quatidiano [quotidiano]. A vida [que] temos hoje [é] principalmente baseada num projecto antigo - A Rota da Seda.
A Rota da Seda foi nomeada por um geógrafo alemão Ferdinand Von Richthofer. com [Como] o nome sugere, a mais famosa mercancia [mercadoria] foi a seda. Os antecessores já fizeram coisas como hoje pela Rota da Seda lento e básico 2000 anos antes [Os nossos antecessores já fizeram as mesmas coisas que nós à 2 000 anos atrás]. como [Como] A Rota da Seda liganda [ligando os] dois lados do mundo, contribuínda [contribuiu para] a circulação dos tráficos, das culturas, das religiões, das tecnologias, etc. Isso, [Por isso] os países desenvolviam [desenvolveram-se] mutualmente e gradualmente fazia [fizeram] o [do] mundo um conjunto. Desta maneira, com o desenvolvimento da tecnologia, conseguimos desfrutar a vida hoje.
Digamos, [que] sem A [a] Rota da Seda sem a vida [seria] hoje, ou seja, provavalmete [provavelmente], menos cómoda. De [Em] alguns aspectos, era [foi] a Rota da Seda a desenhar o mundo.
CONG SHIJIE (João)

Bom trabalho, João. O filme foi bem percebido e como tal a descrição do mesmo está bem feita. Atenção a erros gramaticais e ortográficos. Atenção aos espaços que se devem deixar depous das vírgulas e dos pontos. Após os pontos finais, deve iniciar-se sempre com inicial maiúscula.
Carlos Medeiros

Hoje em dia, por causa das criações das tecnologias avanças, as comunicações dentro todo o mundo são fáceis e convenientes. Computadores e telemóveis predominam a nossa vida, podemos saber um acidente de trânsito que ocorreu no outro país só há uma hora, também podemos comprar em Lisboa os produtos novos que produziram na China. A velocidade e o volume com que informações e mercadorias se deslocam no mundo de hoje não tem precedente na História.
  Mas as trocas globais podem datar de há mais de 2000 anos, ao longo duma faixa de 8000 km, conhecida como a Roda da Seda, que era uma série de rotas interligadas através da Ásia do Sul, usadas no comércio da seda entre o Oriente e a Europa. O desenvolvimento desta rota estabeleceu as fundações para um ponte entre a China e o Ocidente.
  No dia 22 de junho de 2014, foram designados pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

  A roda da seda contribuiu grandemente para os intercâmbios linguísticos, econômicos, culturais e religiosas. Também promoveu o progresso da ciência e tecnologia, cultura e comunicação, a introdução de espécies, pensamentos e sentimentos. Os intercâmbios políticos entre os povos e a criação de nova civilização humana são as contribuições significativas dele.
HUANG LIN (Leonor)

Bom trabalho, João. O filme foi bem percebido e como tal a descrição do mesmo está muito bem feita. Atenção aos erros ortográficos.
Carlos Medeiros

Quando reservamos as mercadorias no qualquer país hoje em dia, e passa alguns dias, podemos recebê-las em casa própria. Não só assim, as empresas internacionais também funcionam isso. Acho que a Globalização económica provova esta situação. No entanto, desde quando relaciona estes países do mundo?

Com o vídeo dizia, “A Rota da Seda” realmente é um original de relacionar o mundo naquela época. A rota da seda continental se divide em rotas do sul e do norte, por causa de importantes centros comerciais que se encontram no norte e no sul da China. A rota do norte atravessava todo o Leste Europeu. A rota da seda marítima estende-se a China Meridional (atualmente Filipinas, Brunei, Sião, e Malaca) até destinos como Ceilão, Índia, Pérsia, Egito, Itália, Portugal, e até a Suécia.

Mas falar em Rota da Seda sem procurarmos entender o que é a seda é completamente difícil. No passado remoto, os Chineses aprenderam a fabricar a seda a partir da fibra branca dos casulos dos bichos da seda. Só os Chineses sabiam como fabricá-las e mantinha esse segredo muito bem guardado. Quando eles, os chineses, começaram a fazer contato com cidades ocidentais, encontraram pessoas muito dispostas a pagar muito caro por esse produto. Ao contrário, as pessoas do outro país também teve alguns técnicos segredos, e fabricaram os produtos differentes.
Na minha opinião, A Rota da Seda não apenas um intercâmbio das mercadorias, entretanto, aprenderam muito sobre essas diversas culturas e isso fez com que expandisse suas ideias sobre o mundo.
SHUANG ZHANG (Ângela)

Bom trabalho, Ângela. O filme foi bem percebido e como tal a descrição do mesmo está muito bem feita. Atenção aos erros ortográficos.
Carlos Medeiros

“Já não se podia voltar atrás “ é uma frase muito verdadeiro no vídeo. Já passou 2156 anos que a primeira chinês Zhang qian foi para o estrangeiro como um embaixador.Hoje eu estou em Portugal ao mesmo tempo uma influência dele.
Antigamente, mercadorias, ideias e tecnologias foram espelhados no meio de Rota de Seda. hoje em dia ,só um “click” ,recebe o que quer. Às vezes ,estou curiosa e tenho inveja dum capitão de barco de contentores porque os trabalhos dele é uma ligação entre países . penso em min ,eu também  sou evangelista e quando mais eu aprendo e conheço sobre o Portugal ,mais conhecimento eu tenho.
 Atualmente, a sociedade tem mais mobilidade através de nova tecnologia tudo isto tem uma origem de primeira rede a nível mundial da história—A Roda de Seda.

Antigamente, mercadorias, ideias e tecnologias foram espelhados no meio de Rota de Seda. hoje em dia ,só um “click” ,recebe o que quer. Às vezes ,estou curiosa e tenho inveja dum capitão de barco de contentores porque os trabalhos dele é uma ligação entre países . penso em min ,eu também  sou evangelista e quando mais eu aprendo e conheço sobre o Portugal ,mais conhecimento eu tenho.
HANWEN ZHANG (Sofia)

Bom trabalho, Sofia. O filme foi bem percebido e como tal a descrição do mesmo está muito bem feita. Atenção aos erros ortográficos.
Carlos Medeiros

Sem comentários:

Enviar um comentário